A infância pode ser definida como a fase do desenvolvimento, o período de crescimento, de aprendizagem e das descobertas. No sentido mais informal, podemos dizer que é a fase do lúdico, da fantasia, das brincadeiras e de viver sem preocupações. Pra quem já saiu da infância, ficam as recordações de maneira nostálgica do que foi vivido. Quem ainda está nesta fase, deve aproveitar cada momento e todas as boas experiências que só podemos experimentar enquanto somos crianças. A Coordenadoria Estadual de Crianças e Juniores entende que o trabalho infantil precisa ser diferenciado e juntar ao mesmo tempo o lúdico e o desenvolvimento de cada criança e junior como indivíduo. E o mais importante, ajudar na formação de nossas crianças como alguém que já faz parte do corpo de Cristo. E dentro desta perspectiva, foi realizado o UniJunior 2015.

O UniJunior é um congresso dedicado a Crianças, Juniores e aos líderes deste departamento. Realizado em 2 etapas, a equipe estadual, liderada pela Pastora Marilda, soube trabalhar  o tema “A Alegria do Senhor é nossa Força” com seriedade e compromisso. Trabalho que é sempre pautado em oração, jejum e intercessão para que tudo seguisse conforme a vontade de Deus. O resultado desta dedicação foi surpreendente. Um trabalho impecável, onde os presentes tiveram experiências sobrenaturais e tiveram suas vidas renovadas.

A equipe do Portal Quadrangular, teve o privilégio de participar deste evento em sua última etapa e presenciar todos este momentos. A abertura já começou agitada, crianças e juniores participando ativamente do louvor, ministrações de dança em uma noite repleta de atrativos. A tradicional entrada das bandeiras não poderia faltar, e a solenidade foi realizada com participação de todos os presidentes de grupos do GMCJ (Grupo Missionário de Crianças e Juniores) presentes no local. Já primeira ministração, a Pastora Marilda, falou em especial para os líderes, chamando atenção para o que satanás tem tentado fazer no meio das crianças. Em seu sermão, ela os orientou sobre a importância da vigilância, do jejum e da oração. Usou exemplos de crianças, ainda novas que já se envolveram em situações ilícitas, realidade cada vez mais comum em nossa sociedade. A noite terminou com um clamor para que o Senhor abençoasse a cada líder e a cada crianças e os fortalecessem em suas vidas espirituais. Esta foi só a primeira noite de muito que havia para acontecer.

UniJunior 2015

Um dos pontos fortes do congresso, é a participação de igrejas como atrações especiais. No UniJunior, podemos apreciar o talento de diversas crianças e juniores em atividades envolvendo canto, dança e artes em geral. Foram diversas apresentações, e entre elas, um coral formado por crianças que também comandaram os instrumentos musicais. Vindos da Quadrangular de Santos Dumont, o coral trouxe canções de louvor e adoração. O Baterista de apenas 8 anos, foi acompanhado de 15 violões e diversas vozes. Houve participação também de ministérios de danças de diversas regiões.

Uma iniciativa que encantou a todos, foi a participação especial do artista e músico Vandré Nascimento, que veio de Realengo – Rio de Janeiro, especialmente para o congresso.. Convidado para se apresentar no UniJunior, Vandré tem um trabalho diferenciado, já que faz música com objetos recicláveis. E o mais interessante, são instrumentos que ele mesmo criou, vindo destes materiais. A exemplo, ele nos apresentou sua guitarra que é feita de um tábua de carne, madeiras e outros pertences. Tudo funcionando perfeitamente bem e criando um som único. As crianças conheceram outros destes instrumentos e puderam participar de uma oficina de música com o carioca que encantou a todos com seu trabalho. Nesta oficina, os participantes criaram seus próprios instrumentos, pintaram e fizeram uma apresentação muito especial no culto de sábado a noite.

Com uma proposta muito divertida, o culto da noite era temático: Noite dos super heróis, onde as crianças eram convidadas para irem fantasiadas ou com algum item de um super herói. A proposta foi interessante, por poder trabalhar com as crianças e as ensinando a respeito do maior super herói de todos os tempos, Jesus.

Com uma didática interessante e lúdica, foi apresentado um teatro com uma luta de boxe entre Jesus e satanás. As crianças, fizeram coro em uma torcida muito bem estruturada com gritos e vaias, toda vez que Jesus perecia na luta fictícia. Mas, vibravam muito quando Jesus, representado no teatro, se colocava de pé e vencia a batalha. Foi uma grande festa quando Cristo venceu a batalha, colocando fim as investidas de satanás. O teatro, retratou de maneira completa e rica, que Jesus derrotou o inimigo quando esteve na cruz e tudo parecia perdido.

A palavra da noite foi impactante. Pastora Marilda falou sobre o nosso super herói que nunca perdeu uma batalha e neste dia, vimos muitas crianças aceitando a Jesus como o Senhor e salvador de suas vidas.

Pra fechar a noite de um sábado muito especial, foi montada uma estrutura para a “baladinha gospel”. Os monitores dirigiram o evento com coreografias bem ensaiadas, ao som de músicas que são sucesso entre as crianças. Quem ainda não conhece o famoso Pororó-ró-ró, precisa conhecer urgentemente. Foi uma das canções de maior sucesso durante toda a realização do UniJunior. O som é contagiante e faz sucesso em todas as edições do congresso.

Depois de uma tarde de lazer com cama elástica, tirolesa, futebol, piscina e do culto a noite, as crianças levantaram cedo para o último dia de congresso. Animadas e bem dispostas, foram recebidas no salão para um culto com a realização de um ato profético. Com toda a liderança envolvida, as crianças foram ministradas de maneira específica. Naqueles momentos, vimos crianças se rendendo ao poder de Deus, chorando e sendo batizadas com o Espírito Santo e com o dom de línguas. Resultado de intercessão, clamor e busca. Temos a certeza, que o UniJunior 2015 marcou a vida de todos os que participaram destes dias de celebração, comunhão e quebrantamento.

No encerramento, a Pra. Marilda recebeu uma homenagem pelos seus 31 anos de ministério. Um vídeo foi exibido com palavras dos Pastores Stefano Aguiar, Leandro Genaro, Toninho, coordenadores regionais do GMCJ, entre outros.

Os momentos de diversão foram importantes, os momentos de comunhão foram muito agradáveis. E ver o que Deus fez na vida de cada líder, criança e junior foi algo extraordinário. E a equipe do ministério infantil não para! Durante todo o ano são realizadas ações missionárias e diversos projetos, para o fortalecimento deste ministério que é referência no estado de Minas Gerais. Já foram abertas escolas no Haiti, doação de cadeiras de rodas e inúmeros projetos dentro da visão do Trilho do Crescimento. Se envolva e participe das atividades do GMCJ e assim veremos o desolvimento saudável de nossas crianças, embasado nos preceitos da palavra de Deus.

Todos juntos no Trilho do Crescimento.

Fotos: Cl Studio Foto E Filmagem