Outubro Rosa – Conheça os projetos da IEQ no combate ao câncer de mama

Igreja do Evangelho Quadrangular apoia a causa e promove diversa ações no mês de outubro

O mês de Outubro ganhou uma cor especial e o status de mês conscientização e combate do câncer de mama. O Outubro Rosa, é uma campanha de conscientização realizada por meio de diversas atividades no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres. O objetivo principal é falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta é uma grande ação de apoio mulheres do mundo inteiro que lutam por esta importante causa.

A ação teve início na década de 1990 e veio para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Celebrado todos os anos, o resultado da campanha tem sido impressionante e vem aumentando a adesão deste movimento mundial. Um dos principais chamarizes da campanha é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, principal aliado no combate a doença que atinge milhares de mulheres todos os anos. O INCA (Instituto Nacional de Câncer) aderiu a campanha no ano de 2010. Segundo o instituto, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Por isso, a importância da conscientização auto-exame.

A igreja do Evangelho Quadrangular também apoia essa visão e em parceria com o Grupo Missionário de Mulheres (GMM). Ações serão desenvolvidas também nas redes sociais, com mensagens e orientações sobre as atividades que serão realizadas durante todo o mês de outubro. Confira alguns dos eventos e projetos já realizados pela igreja.

No ano de 2013, foi realizado pela Coordenadora Nacional do GMM, Pastora Bianca de Oliveira, o Culto Rosa. Evento que foi realizado no CATRE em Belo Horizonte e foi um trabalho de grande impacto. Confira:

No ano de 2014 foi inaugurado em Belo Horizonte o “Projeto Margarida” que realiza gratuitamente exames de mamografia. O Projeto Margarida é uma ação da Coordenadoria Nacional de Mulheres, que roda o Brasil, auxiliando no combate e prevenção de doenças como o câncer de mama e infarto. Além deste projeto, foram realizadas diversas ações de conscientização sobre a doença no Brasil.

Em 2015, foi foi realizado a Caminhada Outubro Rosa na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte. Participaram da ação mulheres de todo o estado de Minas Gerais, fortalecendo ainda mais a campanha na capital mineira.

Em 2016, o “Encontro Alma Feminina”, trabalho idealizado pela Pra. Bianca de Oliveira, foi muito especial ao tratar o tema de maneira clara e com muita delicadeza. Realizado na Cidade Quadrangular, o encontro recebeu mais de 1.000 mulheres não só de Minas Gerais, mas de diversas partes do Brasil.

 

Em 2017, já foi inaugurada a Casa Margaridaprojeto do Instituto 4 e da Igreja do Evangelho Quadrangular. A casa foi criada com a finalidade de preparar as mulheres para lidarem, de forma mais adequada, com a realidade de seu dia a dia. Com o aconchego de um lar e a estrutura de uma casa, o espaço oferece as mulheres tratamento social, físico, emocional e espiritual. A Casa Margarida conta com uma mamógrafo de última geração, para a realização gratuita do exame de mama. O projeto já está funcionando e atendendo as mulheres que assim desejarem.

Cada ano vem aumentando a adesão deste movimento mundial e acompanhamos este crescimento. Você também pode participar, interaja conosco no Portal Quadrangular e nas nossas redes sociais. Ajude a divulgar esta campanha. Se sua igreja for realizar alguma ação especial, mande para nossa equipe no e-mail contato@quadrangular.org que iremos divulgar.

Igreja do Evangelho Quadrangular – Uma Igreja Missionária

Sobre o Autor:

Deixe seu comentário