Do que seu coração está cheio?

“O homem bom, do bom tesouro do coração tira o bem. E o mau, do mau tesouro tira o mal. Porque a boca fala do que está cheio o coração”, (Lucas 6:45).

Se eu te fizer uma pergunta: O seu coração está cheio de coisas boas ou de coisas ruins? Talvez você não saiba responder agora, mas o coração é um depósito, e em um depósito nós guardamos coisas. Muita gente tem um canto em casa em que se guardam coisas, existem aquelas que gostam de pegar coisas na rua, no chão, coisas antigas, apetrechos, cadeiras, roupas, vão guardando e amontoando, e chamam de “Meu cantinho da bagunça”. Outras não, elas têm um depósito e guardam ali coisas úteis, em ordem, com limpeza.

O coração é assim, nós podemos guardar coisas boas e coisas ruins, ele vira um depósito. Mas como eu vou saber se o meu coração é um depósito de coisas ruins ou boas? É muito simples, observe o que tem saído da sua boca, porque a bíblia diz: “A boca fala daquilo que está cheio o coração”, (Mateus 12:34).

Você já viu um depósito de lixo? Pode ser que você nem tenha entrado em um, mas já passou próximo e sentiu um cheiro ruim. Ali é depositado lixo, dejetos, coisas mortas, estragadas e restos. Da mesma forma existem pessoas que quando você para pra conversar com elas, só ouve coisas ruins, só a ouve falar de mágoas, tristezas, ódio, planos de vingança, de desejar o mal para o próximo. Enquanto outras, que considero pessoas sábias, são aquelas que quando você conversa você sente paz, alegria, sai restaurado, enfim, você aprende alguma coisa.

Eu quero que você pare para refletir o que é que está dentro do teu coração. Jesus certa vez disse assim: Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas é o que sai. (Mateus 15:11). Porque o que sai da boca veio do coração. E é do coração que nascem as intrigas, ódios, assassinatos, contendas, contaminando o seu ser, o seu caráter, o seu espírito.

O que você tem dito na sua casa? O que tem falado com seus filhos, pais e familiares? Uma pessoa que carrega mágoas do passado, coisas que aconteceram anos atrás e que já foram esclarecidas, sempre vai trazer um clima ruim, uma lembrança que entristece a casa. Existem pessoas que nem gostam de ficar em casa, pois tem um parente que só reclama, só fala palavrão e briga com todos a toda hora.

Nosso lar é um lugar de descanso, um local que procuramos certa paz, e pra isso acontecer tem que habitar pessoas com o coração cheio de paz, cheios do amor que Cristo nos ensinou.

A bíblia diz lá em Provérbios 21:23 que o que guarda a sua boca livra de angústias a sua alma. Você já parou pra pensar se você é daquelas pessoas que não param de falar, falam sem pensar e acabam ofendendo e trazendo problemas para si e para os outros ou se você guarda muita coisa que vai fazer bem para o seu coração, para a sua alma, para o seu espírito e também para as pessoas que estão a sua volta e só ouvirão coisas boas.

Reflita sobre isso e repare se as pessoas fazem questão de ficar ao seu lado ou se afastam de você logo que o encontram. Procure guardar somente aquilo que faz bem ao coração, a alma e ao espírito.

Pastor Stefano Aguiar.

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022