Projeto missionário da 10ª região promove campanha de doação de sangue

A secretaria regional de Missões da 10ª região da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), está promovendo durante todo o ano, uma Campanha de Doação de Sangue. O Projeto teve início este mês e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Missões (SEM), do Hemominas e de toda comunidade. No mês de março, as Igrejas dos bairros Melo Viana, da Pastora Maria Perpétua de Moraes e do bairro Pindorama, da Pra. Olívia Bráz estão incentivando seus membros para doarem. Na última semana, os membros da IEQ Melo Viana, agendaram e foram ao Hemominas para a coleta. Todas as igrejas da região, entraram na campanha e os membros serão orientados sobre como devem proceder para realizar a doação.

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco. Pode ser pai, mãe, irmão, amigo ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu na vida. O que temos que pensar é que não importa quem será beneficiado, o importante é que com a sua doação pessoas terão novas oportunidades, novos sonhos, novas chances de recomeçar. Os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas. Pensando nisso, todos têm um papel importante quando o assunto é doação regular de sangue.” Ministério da Saúde.

No próximo sábado (24), a IEQ Pindorama, receberá uma equipe do Hemominas que fará a coleta no local. Segundo o site da instituição, há uma grande demanda de sangue do tipo O-, que tem seu estoque quase esgotado. Já os tipos, O+, A+, A-, B- e AB- tem estoque, mas em estado de alerta. Os tipos sanguíneos B+ e AB+ são os que tem maior quantidade.

O responsável pela organização, Carlos dos Santos (secretario regional de missões), lembra que não é preciso grandes esforços para doar sangue.  “Promovemos a campanha em nossas igrejas para que todos possam participar. Quanto mais pessoas se voluntariarem, mais fácil o agendamento. Estamos salvando vidas, assim como Jesus também o fez ao derramar seu sangue na cruz”, explica.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e ter boas condições de saúde. Dormir pelo menos seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias.

 

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022