Igreja do Evangelho Quadrangular realiza campanha de incentivo a Doação de Sangue

No mês de junho uma importante causa ganha força: o “Junho Vermelho”. Um mês importante para a conscientização da importância de doação de sangue com a grande oportunidade de poder salvar vidas. E no dia 14 de junho, é celebrado o dia Mundial do Doador de Sangue, que visa homenagear os voluntários doadores. Data que é comemorada desde o ano de 2005, pela Organização Mundial de saúde. A data foi escolhida por conta do nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel e Fisiologia ou Medicina em 1930 pelo descobrimento do sistema AOB de tipagem sanguínea.

Desde 2015 o movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil realiza a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Alguns prédios ou monumentos públicos utilizam uma iluminação vermelha para chamar a atenção para doações.

A igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) em Minas Gerais também apoia essa visão e em parceria com a Secretaria Estadual de Cidadania e da Secretaria Estadual de Missões. Para o mês, foi lançada uma campanha especial que visa incentivar toda a comunidade para a importância da doação. Ações serão desenvolvidas nas redes sociais, com mensagens e orientações sobre as atividades que serão realizadas durante todo o mês de junho.

Para ser um doador

O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas.

O doador passará por triagens clínicas e sanguíneas. Ele precisa estar alimentado para evitar passar mal durante o processo. A coleta dura em torno de 20 minutos.

A campanha

Para a campanha de doação, foram convidados membros da Igreja do Evangelho Quadrangular, para relatar experiências de doação de sangue que salvaram uma vida. É o caso da Dona Nair Silva, da IEQ Laguna, que precisou de sangue há 35 anos atrás, ato que salvou sua vida. Vinícius Pereira da IEQ Cidade Nova, relata sua experiência, quando precisou de doação para o seu pai. “Eu nunca me importei tanto em relação à esta questão de doação de sangue, até que um dia bateu a minha porta”, relata ao falar sobre a situação que vivenciou no ano de 2016.

Para o Secretário de Cidadania do estado, o Pr. Stefano Aguiar, esta campanha tem grande importância e deve ganhar força não só no mês de junho, mas em todos os dias do ano. A ação de doar sangue, pode salvar uma vida. A Secretaria Geral de Missões, realiza a campanha de doação com o tema Salve Vidas há mais de 10 anos.

A secretaria regional de Missões da 10ª região da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), está promovendo durante todo o ano, uma Campanha de Doação de Sangue. O Projeto teve início este mês e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Missões (SEM), do Hemominas e de toda comunidade. No mês de março, as Igrejas dos bairros Melo Viana, da Pastora Maria Perpétua de Moraes e do bairro Pindorama, da Pra. Olívia Bráz estão incentivando seus membros para doarem. Na última semana, os membros da IEQ Melo Viana, agendaram e foram ao Hemominas para a coleta. Todas as igrejas da região, entraram na campanha e os membros serão orientados sobre como devem proceder para realizar a doação.

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco. Pode ser pai, mãe, irmão, amigo ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu na vida. O que temos que pensar é que não importa quem será beneficiado, o importante é que com a sua doação pessoas terão novas oportunidades, novos sonhos, novas chances de recomeçar. Os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas. Pensando nisso, todos têm um papel importante quando o assunto é doação regular de sangue.” Ministério da Saúde.

Confira os vídeos da campanha:

 

Para você

Entre em contato

Redes sociais

Todos os direitos reservados © 2022